(17) 3211-2900
uniradio@terra.com.br

Grupo de voluntários realiza atividades diárias dentro da Urrmev

Em 28 de agosto comemora-se, no Brasil, o Dia Nacional do Voluntariado. A data foi instituída através da lei 7352, em 1985.

Na Urrmev (Unidade Regional de Radiologia e Megavoltagem) um grupo bastante atuante realiza atividades diárias há mais de 25 anos. Seus integrantes estão em constante renovação, e os voluntários seguem integrados aos pacientes que frequentam o local.

O objetivo do trabalho dos voluntários, em parceria com toda a equipe multidisciplinar, é o bem-estar dos pacientes. É ter comprometimento com a causa, ser acolhedor e dar amor a quem precisa.

Por trabalhar com pessoas em tratamento de câncer, a Urrmev sempre primou por oferecer um atendimento humanizado, especialmente aos pacientes e familiares mais humildes.

Grupo de Voluntários

Atualmente, são 25 voluntários que se revezam, para levar aos pacientes atividades diversificadas, enquanto eles estão na sala de espera.

Toda segunda-feira a Urrmev recebe os voluntários que fazem parte do Projeto Operação Alegria, que realizam brincadeiras, músicas e contação de histórias.

Também nas segundas-feiras, um grupo que integra do Centro Espírita Alan Kardec brinca de bingo com quem está na sala de espera.

Nas terças e quartas-feiras, os voluntários da instituição animam os pacientes e acompanhantes com várias rodadas de bingos, onde são distribuídas uma série de lembrancinhas.

E se quem canta os males espanta, na quarta-feira o momento é de musicoterapia. Além de acompanhar a atividade ajudando a cantar músicas brasileiras variadas e muito conhecidas, vez ou outra é possível encontrar quem também aproveite para movimentar o corpo, arriscando alguns passos de dança.

Abertos a novos desafios

Mas se alimentar a alma é bom, alimentar o corpo é necessário. Por isso, de segunda a sexta-feira, voluntários da instituição, bem como ex-pacientes, familiares e integrantes do grupo Alan Kardec, distribuem lanches e leite para quem está na sala de espera.

Além disso, datas especiais como o Natal, Páscoa, Dia das Mães e Pais e Festa Junina, são sempre comemoradas de maneira especial.

Para ser voluntário na Urrmev, ou qualquer outra instituição, o primeiro e mais importante passo é ter vontade de compartilhar afeto e assumir o compromisso de dedicar um horário para as necessidades do próximo.

Também é importante ser livre de preconceitos e estar aberto para novos desafios.

Ser voluntário

Existem várias formas de ser voluntário, e uma infinidade de grupos de perfis bastante diferentes, precisando de novos membros. Se quiser ajudar, certamente encontrará algum que tenha relação com seu perfil.

A Urrmev oferece tratamento oncológico e radioterápico, e conta com equipe multidisciplinar que, juntamente com os voluntários, proporciona que os pacientes recuperem a saúde e autoestima.

Cuidar da parte emocional contribui para a melhora do sistema imunológico e, consequentemente, para o resultado do tratamento. 

Comments are closed.