(17) 3211-2900
uniradio@terra.com.br

Faça exames preventivos: diagnóstico precoce do câncer aumentam chances de cura

Em tempos de pandemia da Covid-19 muitas pessoas deixaram de realizar seus exames preventivos, de rotina.

Mesmo diante de algum sintoma, há quem esteja evitando a busca por ajuda médica.

Não faça isso, ao tentar evitar a contaminação pelo coronavírus, você pode estar se expondo a um risco muito maior, que se for diagnosticado tardiamente, diminui consideravelmente as chances de cura.

A busca por um diagnóstico tem que ser prioridade.

Cuidados necessários

Na Urrmev, por ser um serviço de radioterapia isolado, que não é anexo a um hospital, as chances de um paciente se contaminar são mínimas, porque não há contato com outros pacientes em tratamento diversos.

Os mais variados tipos de cânceres podem ser curados quando descobertos e tratados em estágios iniciais, ou seja, com o diagnóstico precoce do câncer.

Estudos apontam que a cura do câncer de mama, que é o segundo mais comum entre as mulheres no Brasil, e em várias outras partes do mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele, são bastante altas quando ele é diagnosticado precocemente, isso para citar apenas um exemplo.

Diagnóstico precoce do câncer

A detecção precoce de um câncer e o início rápido do tratamento aumentam a sobrevida e qualidade de vida do paciente. E mais, um câncer em fase inicial, em geral, exige um tratamento menos agressivo ao organismo.

Se sentir qualquer sintoma, procure auxílio médico. Não espere a pandemia passar para ir em busca de um diagnóstico. Sua saúde não pode ser adiada.

Tratamentos

Muitos especialista apontam, inclusive, que o diagnóstico precoce é tão importante quanto à tecnologia disponível atualmente. Radioterapia, quimioterapia, cirurgias, terapias-alvo e imunoterapia crescem sua eficácia, diante de um quadro inicial de câncer.

A radioterapia, quando aplicada em cânceres de estágio inicial, proporciona maiores chances de cura e diminui os efeitos colaterais, garantindo ao paciente uma melhor qualidade de vida.

Fale com o seu médico sobre sua rotina de exames de preventivos, entre eles os mais comuns são: mamografia e papanicolau, para as mulheres; e dosagem do hormônio PSA e toque retal, para os homens.

Não adie os cuidados com a sua saúde, e se tiver qualquer sintoma, procure atendimento especializado.

Comments are closed.